A Regra dos 50-15-35


ACE

Quer aprender a se organizar financeiramente? Encontramos no site GuiaBolso uma ótima dica: a regra 50-15-35. Com ela, é possível criar prioridades em relação aos gastos mensais, poupar dinheiro e ainda manter seu estilo de vida. Veja como manter as contas em dias com essa regrinha preciosa!

Use 50% da sua renda com despesas essenciais

Algumas despesas são absolutamente essenciais, ou seja, sem elas não podemos viver normalmente. Estamos falando dos gastos com aluguel, alimentação, contas de água, luz e telefone, transporte, educação e saúde, que comprometem grande parte da renda. O ideal é que a somatória de todas essas despesas não ultrapasse 50% dos seus ganhos mensais. Assim, é possível manter a organização financeira de forma mais fácil, sem grandes riscos de endividamento.

Se os seus gastos essenciais são maiores que o equivalente a 50% da renda, é hora de repensar como você está gastando esse dinheiro ou a sua renda mensal. Em vários casos, a tentativa de adequação das despesas à renda pode funcionar, desde que o consumidor corte custos desnecessários. Porém, há situações em que é preciso complementar a renda de alguma forma para que a regra dos 50% possa funcionar.

Guarde 15% do que você ganha

Agora que você já sabe o quanto gastar com as despesas essenciais, é hora de pensar nos 50% restantes. Dessa metade não gasta, é fundamental que você guarde pelo menos 15% todos os meses. Pode parecer muito, mas lembre-se que todos gastos imprescindíveis já estão cobertos pela regra dos 50%. Assim, você não passará por dificuldades financeiras sérias ao poupar parte da renda mensal. Essa deve ser uma prioridade a ser encarada quase como uma obrigação. Se você não é muito econômico, a melhor maneira de fazer isso é definindo uma transferência automática mensal do saldo de sua conta corrente para a poupança.

Guarde o cartão da conta-poupança em um local de difícil acesso e não use esse dinheiro para cobrir despesas do dia a dia. Aproveite para ler mais sobre outras formas de investimento para que, no futuro, esse dinheiro guardado possa render mais. Dessa forma, com o passar dos anos você terá uma boa reserva que pode ser usada para a realização de sonhos mais dispendiosos. Importante: se você tem dívidas, essa porcentagem servirá, inicialmente para quitação dos valores devidos.

Gaste somente 35% da renda com estilo de vida

Nenhum especialista em finanças irá dizer que você não pode se divertir ou gastar o seu próprio dinheiro com coisas supérfluas. Todos sabemos com essas despesas são importantes para a satisfação pessoal. A questão é o quanto se gasta para manter um estilo de vida. É muito comum que os gastos com restaurante, bar, cinema, academia, TV por assinatura, viagens, dentre outros, sejam a parte mais cara do orçamento de uma pessoa. Isso representa a falta de prioridades, uma vez que todas essas despesas podem ser cortadas em uma situação de aperto financeiro.

Quanto as contas estão organizadas, o ideal é que 35% da renda mensal se destinem à diversão. A porcentagem não é pequena, desde que você saiba usar o valor com cautela e sabedoria.

 


Todos os direitos reservados 2023 - ACE

Siga Nossas Redes Sociais