Estamos na Semana do Cliente


Consumers shopping for clothes

No dia 15 de setembro é comemorado o dia do cliente. A data comemorativa do dia do clienteé uma data para que as empresas reflitam sobre a importância que a organização dar-se ao cliente e como a organização trabalha para alinhar a qualidade dos serviços prestados ou produtos oferecidos com as necessidades reais do cliente.

Diante disso, é necessário considerar que existe uma evolução na gestão de vendas e produção, pois antigamente as empresas possuíam uma gestão centrada na própria empresa e nos clientes internos esqueciam-se da importância em conquistar e fidelizar o cliente externo.

O que mudou esse parâmetro foi justamente o aumento da competitividade, as tendências de mercado, a evolução da tecnologia, a globalização e as mudanças no comportamento do cliente.

Com a evolução do atendimento ao cliente as empresas se preocupam mais em atender as necessidades dos clientes se antecipando, pesquisando e se comprometendo com as vendas e um pós-venda mais eficiente. Com isso, evolui a gestão de vendas e de relacionamento com o cliente criando nas empresas um departamento especial para isso, preocupação também com a qualidade de produtos e serviços e no atendimento ás sugestões e reclamações.

Devido a essa evolução, as organizações passaram a entender mais sobre tecnologia, redes sociais e sobre marketing e suas diversas especialidades: marketing verde, marketing de guerrilha, marketing social, marketing de rede e outros, sendo todos preocupados com o foco do cliente.

O que significa foco do cliente

É a evolução da gestão do cliente, pois se considera o enfoque do foco no cliente, a preocupação em atender as necessidades do cliente e que foram detectadas a partir da dedicação e investimentos em pesquisas, desenvolvimento do produto, pesquisas institucionais, para que a empresa consiga produtos e serviços que satisfaçam ao cliente.

Mas com as tendências de mercado, competição acirrada surgiu no mundo empresarial uma maior tendência ao marketing orientado ao foco e visão do cliente.

Isso significa que as organizações precisam orientar seus esforços para manter uma comunicação mais constante com os clientes para que haja antecipação ás necessidades dos clientes.

O marketing se tornou, portanto, mais do que uma ferramenta de divulgação de produtos e serviços, por isso para um marketing orientado ao cliente são imprescindíveis as etapas:

  • Ouvir o cliente – muitas empresas galgam um planejamento estratégico sem ao menos medir como conquistar, atender e manter a clientela.

Por isso antes de planejar estrategicamente uma expansão, novos canais de vendas ou de comunicação, é necessário conhecer o cliente.

  • Pesquisar – pesquisar nunca é demais, e por isso, as pesquisas devem nortear o dia a dia das empresas e todas as decisões tomadas pela organização para que se tenham informações úteis em busca de uma gestão voltada para o cliente.
  • Planejamento – ter ideias constitui uma ação considerada o oxigênio da organização, mas esse oxigênio deve ser também racional e por isso, as ideias devem estar alinhadas ao cliente, com o foco do cliente em todas as decisões que tenham ligação direta ou indireta de atendimento, vendas, divulgação ou relacionamento com o cliente.
  • Concorrentes – a concorrência é mais benéfica para o desenvolvimento de uma organização do que a inexistência dela, isso porque, com a concorrência se aprende e se cresce.

Par isso, a empresa pode fazer um trabalho de benchmarking e descobrir no que está errando ou bem atrás quando o assunto é focar a gestão no cliente.

A consequência disso é uma gestão do cliente em que é possível encantar, fidelizar e envolver o cliente em todos os processos de produção e vendas e ainda ter um cliente que venda o produto.

Ideias criativas para o dia do cliente

No dia do cliente crie uma atmosfera de receptividade, interação com ideias bem criativas como: café da manhã, uma liquidação especial, um desfile de moda, um seminário, uma tarde de autógrafos com alguém famoso, a distribuição de brindes, sorteios e outras ideias que servirão para sair da rotina e que serão memoráveis para os clientes.


Todos os direitos reservados 2023 - ACE

Siga Nossas Redes Sociais