Quais as vantagens de pertencer a uma Associação Comercial e Empresarial?


Latest results

Todo empresário, sobretudo os mais novos, já se questionaram o porquê de se afiliar a uma Associação Comercial e Empresarial – ACE. Pode parecer pouco natural buscar por mais uma “conta a pagar”, através da contribuição, principalmente quando se está no começo do negócio, ou ele já funciona há muitos anos sem nunca ter tido contato com uma Associação. Em entrevista à Revista Dedução, o especialista em tecnologia e negócios eletrônicos Adão Lopes, CEO da Varitus Brasil, comenta que alguns empresários podem já ter uma boa fatia de mercado e achar inútil se reunir com outros empresários para tentar expandir seu market share. Muitos podem simplesmente não saber o que realmente faz uma ACE e o que ela pode fazer por eles. O caso é que ainda existe um gap de comunicação entre empresas e Associação.

“De um modo geral, a ACE é uma organização que valoriza o coletivo. Através dela e de acordos feitos entre seus associados, muitos serviços e produtos são disponibilizados para uma comunidade de empreendedores de forma muito mais acessível, e de forma que há benefícios compartilhados entre essa comunidade.”

Por que se filiar a uma Associação Comercial e Empresarial?

Porque uma ACE reúne um grupo de empresários de uma cidade ou região, e um grupo há muito mais força para reinvidicar direitos e melhorias. Os governos sempre respondem primeiro aos grupos, e somente depois para os indivíduos, quer seja pessoa física ou jurídica.

Como este tipo de aliança pode ser proveitosa para empresa?

A grande maioria das ACEs contam com assessoria Juridica e administrativa que pode apoiar os empresários, bem como indicar onde estão os melhores serviços na sua cidade e região. Outro fator muito importante é a troca de experiência e os treinamentos contínuos que as ACEs promovem.

O senhor indica aos empresários se filiar a uma Associação Comercial mesmo quando estes já têm uma expressiva clientela?

Ao se filiar a uma ACE o empresário passa a participar de programas que podem atrair clientes, porém este não é o objetivo principal. Acredito que o melhor está em receber apoio e juntar-se a um grupo, fortalecendo o comércio e indústria da sua cidade e região. Muitos se associam com o objetivo de vender mais, mas a ACE tem a função de unir os empresários para conseguir melhorias do setor público bem como trocar experiência entre eles, fortalecendo vínculos, fazendo-os mais fortes como grupo. Não adianta se associar e não participar.

O que realmente faz uma ACE e o que essa organização pode fazer pelos empresários, na prática?

Uma ACE tem a missão de juntar empresários e fortalece-los através de programas de benefícios de consumo em grupo, através de interpelação ao setor público como grupo, entre outras coisas. As ACEs também ajudam os empresários e seus colaboradores com capacitação em grupo. Resumindo: Todo grupo é mais forte que o indivíduo.

Quem sai mais beneficiado com os acordos das ACEs? Os fornecedores ou os associados?

Ambos: comprar coletivamente, consumo coletivo, organização do grupo, etc. Todo meio que promove escala, melhora preços, competitividade, entre outros. O modelo de negócio através das ACEs é importante para os fornecedores e associados. Quando um empresário compra através de uma ACE local ele tem a proteção de uma organização local para defendê-lo. Quando um fornecedor atende um ACE ele tem a preocupação de atender bem, pois o se serviço atingirá muitos empresários.

Se filiar a uma ACE pode ajudar na movimentação do mercado, de forma geral?

Simplesmente filiar-se não, agora participar ativamente dos eventos e workshops promovidos, ser ativo nos interesses do grupo, indicar a seus colaboradores aos treinamentos e capacitações, estar atento as novidades que as ACEs entrega aos empresários sem dúvida pode melhorar em muito a movimentação do mercado, ainda que nem mencionei a alta capacidade de networking entre os empresários, metodologia que gera muitos negócios.

Ainda tem dúvidas? Entre em contato conosco que ficaremos felizes em ajudar.

Ligue: (73)3291-2556

 

Fonte: http://www.deducao.com.br/index.php/quais-as-vantagens-de-pertencer-a-uma-associacao-comercial-e-empresarial/


Todos os direitos reservados 2023 - ACE

Siga Nossas Redes Sociais